Quer reduzir a conta de energia da sua empresa com toda a segurança?

A gente te mostra o caminho.

Chegamos com um propósito muito claro: trazer a sua empresa para o Mercado Livre de Energia de um jeito inteligente e seguro.

Além de contar com o lastro do Pátria Investimentos – gestora líder em investimentos alternativos na América Latina –, temos um time de especialistas totalmente dedicado a você. Tudo pra escolher a energia certa pro seu negócio. Com mais eficiência e menos custos. Mais flexibilidade e menos burocracia.

Vem que a Tria descomplica.

Fale com a gente

Consumidor

Conheça as nossas soluções e descubra como podemos ajudar e quanto a sua empresa pode economizar.

Clique aqui para começar
Quero migrar com a Tria
Confira o passo a passo:

01. Envie sua conta de energia para análise e simulação da sua economia.

02. Assinamos o contrato de compra de energia no Mercado Livre.

03. Comunicamos à sua distribuidora de energia.

04. Realizamos a sua migração para o Mercado Livre de Energia.

Fale com a gente
Soluções customizadas

Gerador/Trading

Comercialize a sua energia com segurança e o melhor preço.

Clique aqui para começar
Nossos produtos
e serviços

Faça parte do Mercado Livre de Energia

25anos de existência no Brasil.
40%de economia na sua conta!
40%de energia consumida no Brasil é negociada lá.
170 milempresas também poderão migrar em 2024.
+30 milunidades consumidoras.

Tria nasce da união de dois grupos com amplo histórico no mercado de energia. 

Pátria Investimentos – com 35 anos de expertise, presença global e 140 bilhões de ativos sob gestão –, e um time de executivos fundadores com mais de 15 anos no setor elétrico.

Uma união estratégica entre experiência sólida e conhecimento específico que fazem da Tria uma força inovadora e competente no cenário energético.

Pátria investimentos

Autoridade

em investimentos alternativos.

Portfólio sinérgico

incluindo diversos ativos de geração e transmissão de energia.

Ampla experiência

no mercado de energia e de crédito e em governança corporativa.

executivos fundadores

Referência

em comercialização de energia com credibilidade no mercado.

Equipe

com larga experiência conjunta e competências complementares.

Track-record

impecável como funcionários, diretores e fundadores.

Pátria Investimentos

Gestora líder em investimentos alternativos na América Latina e com presença global. Mais de R$ 140 bi sob gestão e escritórios em 10 cidades, em 4 continentes.

Quer saber mais sobre o Pátria?
Clique aqui

Simule sua
economia aqui 

Comercialize a sua energia com segurança e o melhor preço. Insira o valor médio da sua conta de luz:

Clique para continuar

Gente pra Gente

Acreditamos que o maior ativo da Tria Energia são as pessoas. Se você quiser fazer parte dessa história, não deixe de enviar seu currículo aqui.

Trabalhe conosco

Tire suas dúvidas sobre o Mercado Livre

Afinal, o que é o Mercado Livre de Energia?
Também conhecido como Ambiente de Contratação Livre (ACL), o Mercado Livre de Energia (MLE) vem para trazer liberdade de escolha para o consumidor. Que pode negociar sua energia diretamente com fornecedores, e escolher produtos e serviços que se encaixem nas suas necessidades. Além de negociar preços, prazos e várias condições específicas, incluindo como pagar e de onde vem a energia elétrica que consome. Resumindo: é sobre ter mais controle sobre a própria energia!
Quais os benefícios de fazer parte do Mercado Livre de Energia?
- Poder de Escolha
No Mercado Livre de Energia, você escolhe quem fornece sua energia e negocia preço, prazo e condições do contrato como quiser.Mais controle, mais liberdade.

- Desconto na conta de energia e aumento da competitividade
Comprando energia no Mercado Livre, dá para economizar até 35% nos custos em comparação com o mercado tradicional. Mais economia para você.

- Previsibilidade dos custos
Após a negociação, os contratos de energia no Mercado Livre seguem uma lógica que ajuda a prever os custos da empresa, evitando surpresas comuns ao lidar com a distribuidora tradicional. Mais previsibilidade, menos surpresas.
Como a abertura do Mercado aconteceu?
Em setembro de 2022, o Ministério de Minas e Energia divulgou a Portaria 50, que permitia que todos os consumidores conectados à rede de média e alta tensão (classificados como “grupo A”) mudassem para o mercado livre a partir de 1º de janeiro de 2024. Essa mudança beneficia mais de 165 mil empresas que gastam mais de R$ 5 mil por mês em energia. Antes, só as empresas grandes podiam escolher o Mercado Livre. Queremos que, no futuro, todas as empresas e casas no Brasil possam escolher a própria energia, assim como já acontece em outros países. E a Tria Energia vai te ajudar nesse processo.
Minha empresa pode fazer parte desse mercado?
Por enquanto, apenas consumidores do Grupo A – de média (nível de tensão de 1 a 69 kV) e alta tensão (de 69 a 138 kV) – podem migrar para o Mercado Livre. Fazem parte desse grupo indústrias e estabelecimentos comerciais de médio e grande porte.
Qual é a diferença entre os modelos Varejista e Atacadista para entrar no Mercado Livre?
O Modelo Atacadista é bem mais burocrático, demanda mais tempo e dedicação. Nesse modelo, você precisa se associar à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), assumir obrigações financeiras e abrir uma conta de custódia. Geralmente, funciona melhor para grandes grupos empresariais que exigem suporte especializado e análises detalhadas de consumo de energia. Já o Modelo Varejista, é bem mais simples e ágil, com o suporte de uma Comercializadora habilitada, como a Tria. Que fica responsável por comprar energia, representar os interesses do cliente no Mercado Livre e conduzir todas as operações, responsa bilidades financeiras, contratações, assuntos regulatórios e burocracias. Bem mais fácil, né?
Mercado Cativo x Livre: o que muda?
No Brasil, temos dois jeitos de contratar energia: no Ambiente de Contratação Regulado (ACR) e no Ambiente de Contratação Livre (ACL). No ACR, a empresa que manda a sua conta de luz, chamada de distribuidora, entrega a energia que é feita em usinas pelo país. Ela faz isso através dos postes, cabos e toda a estrutura dela. Basicamente, ela é responsável por fornecer os serviços de "rede" e "fio". No mercado regulado, a distribuidora não só entrega a energia, mas também compra ela. Esses dois lados, o lado "físico" e o lado "contratual", são diferentes e separados. Então, no ACL, a distribuidora continua cuidando da parte de "rede", mas a sua empresa pode comprar energia de qualquer outra empresa, como a Tria Energia. Então, a sua empresa paga para a distribuidora pelos custos da rede e também recebe uma conta da Tria Energia, por exemplo, pelos custos da energia comprada. É tipo ter mais opções na hora de escolher de quem comprar a energia
E se minha empresa ou negócio ficar sem luz, o que fazer?
A distribuidora de energia é a responsável pela entrega da energia elétrica, ou seja, se faltar luz você deverá procurar a sua distribuidora da mesma forma que já faz atualmente.
O que a Distribuidora fará no Mercado Livre de Energia?
A distribuidora ainda será responsável pela entrega física da energia, ou seja, a energia continuará sendo fornecida pela mesma rede/fio e sua empresa continuará pagando a conta da distribuidora referente a infraestrutura de distribuição, porém bem mais barata que hoje. A leitura do medidor também é responsabilidade da distribuidora.
Qual o desconto que eu tenho na conta de energia ao migrar para o Mercado Livre?
Até 40% de desconto. O valor final do desconto depende de alguns fatores como, por exemplo, a distribuidora em que você está conectado à rede de energia, o perfil do consumo e o momento da contratação no mercado livre.
Fale com a Tria